O vereador e líder da Bancada de Oposição, Marquinhos do N4, questionou, durante sessão ordinária presencial, desta terça (1/6), informações que dizem respeito à comunidade surda de Petrolina.
O vereador quer saber da gestão pública sobre os prazos de validade dos laudos de deficiência para aquisição de carteira de passe livre junto a Secretaria de Acessibilidade; solicita que a Secretaria disponha os dados, como o número de beneficiários do passe livre no município; os motivos pelos quais o laudo tem validade de um ano, uma vez que a deficiência é permanente; e pede que seja montada estratégias para agilizar o processo de cadastramento, acabando com as burocracias que dificultam os acometidos com a deficiência de terem seus direitos garantidos pelo Decreto Federal nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004, que regulamenta e dá prioridade de atendimento às pessoas para a promoção da acessibilidade, com a garantia de acesso à informação, direito à educação, direito ao trabalho, à saúde e ao transporte público gratuito.
Durante a reunião, que acontece, todas às terças-feiras, na Casa Plínio Amorim, o vereador também defendeu suas indicações em prol da população petrolinense.
Por meio da Indicação nº 915/2021, pediu a reforma da Unidade Básica de Saúde Josafá Bispo de Almeida no Bairro João de Deus.
Pediu o patrolamento das vias de acesso aos Sítios: Pau de Leite, Barragem, Curral Queimado e Furna, nas redondezas da comunidade de e Ponta da Serra, por meio da Indicação nº 916/2021.
Já por meio da Indicação nº 917/2021, o vereador Marquinhos do N4, solicitou a construção de duas praças, do Projeto Clube dos Bairros nos assentamentos Mandacaru e Terra da Liberdade.
Sempre atento às demandas e ouvindo os populares, o vereador mostrou para a gestão pública a necessidade de instalação de lombadas e redutores de velocidade na Avenida I, no Loteamento Recife, uma vez que o trafego no trecho é intenso e o risco de acidentes é uma constante no local. Diante deste risco solicitou por meio da Indicação nº 918/2021.
Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade com 15 votos favoráveis.
Mônia Ramos –Jornalista
Assessoria do vereador Marquinhos do N4