Os poderes constituídos e a sociedade organizada de Santa Filomena (PE) reuniu hoje (13) no Auditório Municipal, em busca de solução para a redução no número de habitantes, segundo prévia do Censo 2022. Executivo, Legislativo, Secretariado, Agentes Comunitários de Saúde, Gestores de Escolas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lideranças políticas e comunitárias reagem aos graves problemas que a suposta redução populacional ocasionará ao município, caso seja concluída com os números atuais.
Conforme os dados prévios do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município de Santa Filomena reduziu do Censo estimado de 2020, de 14.645 para apenas 11.613 pessoas. Comparados os últimos dois últimos sensos físicos, em 2010 eram 13.371 pessoas, o que mostra uma redução de 1.758 habitantes em 12 anos.
A discussão envolveu o prefeitos Gildevan Melo, juntamente com os secretários de administração, saúde, educação, governo, Assistência Social e outros; o presidente da Câmara de Vereadores, Wallace Mororó e os demais vereadores (Adelvan Damsceno, Edvaldo Barros, Erinho de Cícero Henrique, Tico de Pedro Otávio, Ailton Costa, Angelo Reis e Geandro Coelho); o representante dos Agentes Comunitários de Saúde, Luizinho, os gestores de escolas Francisca Lino, Edileusa Maria e João Bosco; a presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Renata Castro, o advogado Dr. Eduardo Melo, a coordenadora do programa Bolsa Família, Evany Macedo e diversos outros líderes e representantes políticos e sociais. Em comum acordo, formaram uma comissão para dialogar com o IBGE na próxima semana, em busca de solução.
Conforme a discussão, foi avaliado que o IBGE não conseguiu recensear todos os domicílios e muitas pessoas que moram temporariamente fora do município por razão de trabalho, não foram contabilizadas no Censo como moradoras de Santa Filomena.