Na manhã desta segunda
Na manhã desta segunda, 6 de janeiro, Santa Filomena deu o primeiro passo para fortalecer sua agricultura familiar com a realização de uma reunião estratégica entre a Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e mais de 30 Associações de Agricultores. O encontro teve como foco principal articular a distribuição de sementes e a preparação das terras para o plantio de 2025, alinhado ao novo programa estadual Terra Plantar.
Terra Plantar
Santa Filomena será contemplada com 250 hectares de terras preparadas por meio do Terra Plantar, programa do Governo do Estado que destina R$ 133.590 em subsídios para o município. O investimento chega como um alívio para os agricultores locais, garantindo condições favoráveis para a próxima safra e promovendo a sustentabilidade no campo.
Garantia Safra 2025/2026
Outro ponto de destaque da reunião foi o debate sobre o Garantia Safra 2025/2026, programa essencial para proteger os agricultores de perdas decorrentes de adversidades climáticas. Na pauta, foram apresentadas as novas regras para classificação da perda da safra e da inclusão dos sertanejos
Mobilização da Prefeitura
O secretário de agricultura de Santa Filomena, Aldemir Neres, ressaltou que a Prefeitura não medirá esforços para ampliar o alcance das ações. “Estamos comprometidos em atuar diretamente na preparação das terras, utilizando os tratores próprios do município e firmando parcerias com associações que possuem máquinas, para que todos os agricultores sejam beneficiados”, afirmou o secretário.