No próximo sábado, 8, a Prefeitura de Santa Filomena, PE realiza o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 07h30 às 13h. Os públicos-alvo da campanha são crianças menores de um ano e crianças de 5 anos, que irão receber a vacina pólio oral, a gotinha.
As crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação.
O esquema vacinal contra a poliomielite no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é o seguinte:
Crianças:
- Três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP): aos 2, 4 e 6 meses de idade.
- Primeiro reforço com a vacina oral contra a poliomielite (VOP): aos 15 meses de idade.
- Segundo reforço com a VOP: aos 4 anos de idade.
A vacina VIP é administrada por injeção intramuscular, geralmente na coxa.
A VOP é administrada por via oral, em forma de duas gotas.
É importante manter o cartão de vacinação atualizado para garantir que a criança esteja em dia com todas as doses das vacinas.
A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.
A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados.