A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Filomena (PE) fez um esclarecimento em vídeo nas redes sociais da gestão municipal, em que afirma não ter havido negligência, na morte de um paciente do distrito do Socorro. Pessoas ligadas a política do município denunciaram nas redes sociais, que a Secretaria de Saúde não disponibilizou ambulância para atendê-lo; que o paciente teria sido encaminhado ao hospital no próprio carro da família e que por conta disso, teria havido negligência no atendimento, contribuindo para o óbito.
No vídeo, o jornalista Charles Araújo detalha o ocorrido, baseado nas provas oficiais (documentos do Hospital Municipal Gilza de Macedo Coelho Melo e Unidade Básica de Saúde do Distrito do Socorro).
Entenda o caso
O paciente chegou a UBS o Distrito do Socorro em seu próprio carro. No momento, a UBS tinha um médico de plantão, onde ele foi prontamente atendido pela médica. No momento, a profissional da saúde percebeu que se tratava de um caso de infarto. Imediatamente, a médica encaminhou o paciente para o hospital na sede do município, distante aproximadamente 20kml.Devido à grande demanda, as ambulâncias do Socorro, do Poço Comprido e da Serra do Inácio estavam em diligências, atendendo pacientes.
A médica de plantão pediu uma ambulância da sede, que imediatamente partiu em direção ao Socorro, mas a família do paciente resolveu transportá-lo no próprio carro da família. Uma enfermeira acompanhou o paciente prestando atendimento no caminho. Ao chegar no Hospital, ele foi atendido, mas em seguida veio a óbito.
Por Fábio Lucas, com edição de Charles Araújo
Declaração oficial da Prefeitura de Santa Filomena
“A Prefeitura de Santa Filomena lamenta a morte do paciente que ocorreu no dia 07 de janeiro de 2024, no Hospital Municipal Gilza de Macedo Coelho Melo.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente chegou à Unidade Básica de Saúde do Distrito do Socorro em seu próprio carro, onde foi atendido por uma médica de plantão. A profissional da saúde identificou que o paciente estava sofrendo um infarto e encaminhou-o imediatamente para o hospital na sede do município.
No momento, as ambulâncias do Socorro, do Poço Comprido e da Serra do Inácio estavam em diligências, atendendo outras ocorrências. A médica de plantão solicitou uma ambulância da sede, que foi enviada imediatamente, mas a família do paciente optou por transportá-lo no próprio carro.
Ao chegar ao hospital, o paciente foi atendido, mas infelizmente veio a óbito.
A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a morte do paciente e se solidariza com a família e amigos.”