O barulho perturbador dos escapes adulterados em motos circulando no centro da cidade durante a noite é um problema que atualmente está afetando a qualidade de vida da população de Santa Filomena (PE). Essa desordem pode causar danos à saúde, especialmente de pessoas com sensibilidade auditiva, como autistas, idosos e pessoas doentes.
Por Charles Araújo
As pessoas estão perguntando: porque a polícia não proíbe essa baderna?
É importante que a polícia local tome medidas para coibir essa prática. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 1.915,40 e apreensão do veículo para quem adultera o sistema de escapamento de uma moto. Além disso, o Ministério Público de Pernambuco, proíbe o uso de motos com escapamento adulterado, fogos explosivos e qualquer tipo de som ou barulho que prejudique a população no município.
Os moradores da cidade recorreram ao blog para chamar a atenção das autoridades. Essa situação é preocupante e merece atenção das autoridades. Do contrário, é importante que a população se mobilize para denunciar esse tipo de problema.
É necessário que sejam tomadas ações pelas autoridades para coibir a prática de adulterar escapes de motos:
- Realizar operações de fiscalização mais frequentes, com foco em veículos com escapes adulterados.
- Realizar ações educativas para conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelo barulho excessivo das motos.
É importante lembrar que a segurança pública é um direito de todos e que todos têm o dever de contribuir para mantê-la.