Durante a visita, ele conversa com os agricultores, produtores e criadores rurais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias e com os feirantes, envolvidos na comercialização dos animais, dos produtos da mandioca (farinha e beiju de goma), legumes e outros derivados da agropecuária local. Paciente, ele escuta as pessoas, de forma individual e em pequenos grupos, conhece as dificuldades de cada família, bem como as carências de cada sítio ou localidade dos 1005 Km² de Santa Filomena (PE); e articula soluções, conforme a possibilidade da administração, no âmbito da municipalidade. Melo também escuta muitos elogios e agradecimentos por corresponder, junto com as famílias, a superação de seus problemas.
Opinião | Charles Araújo
A iniciativa do prefeito Gildevan Melo de visitar regularmente a Feira de Domingo no distrito do Socorro e dialogar com os agricultores e feirantes tem sua ‘marca registrada’ e é vista como um exemplo de liderança participativa em seus quase 30 anos de vida pública, na política do Sertão do Araripe. Ao se envolver diretamente com a comunidade e ouvir suas necessidades, ele demonstra um compromisso com uma gestão municipal inclusiva e atenta às necessidades da população rural, que é uma parte significativa de Santa Filomena.
Frequentar a Feira de Domingo no Socorro é um hábito de vida do prefeito Gildevan. E desde que assumiu a atual gestão em janeiro de 2021, não tem sido diferente. Melo é presente no Socorro com muita frequência, principalmente aos domingos. Ele garante que “sendo efetivamente presente no convívio das pessoas, e com essa abertura à participação [das pessoas, especialmente] dos moradores da zona rural, na pauta de trabalho da Prefeitura -é possível conduzir a gestão de maneira mais equilibrada“.
É inspirador ver líderes que priorizam a proximidade com a população, buscando entender e atender às demandas específicas de seus eleitores, especialmente em áreas que dependem fortemente da agropecuária. Sua presença regular na Feira de Domingo no Socorro e seu compromisso em ouvir a população, especialmente os moradores da zona rural, são sinais de uma liderança atenta e responsiva. A agricultura e a pecuária são setores vitais para muitas comunidades rurais, como Santa Filomena. É encorajador ver um líder municipal se engajar diretamente com esses setores.
Continue a ouvir e a responder às necessidades da população. Esta é realmente uma maneira eficaz de garantir uma gestão equilibrada e inclusiva.
Galeria
Todas as imagens foram capturas pelo blogueiro Jackson Silva