A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esclareceu nesta terça-feira (5) que os rumores sobre sua possível saída do PSDB para o PSD são especulativos. A declaração ocorreu durante o segundo Feirão de Empregos do Governo de Pernambuco, realizado na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, no Recife.
O burburinho sobre sua mudança de partido ganhou força após reportagem do jornal O Globo no último domingo (3), sugerindo que Lyra estaria “de malas prontas” para o PSD, partido de Gilberto Kassab. Em resposta, a governadora afirmou que mantém conversas com outras legendas e recebeu convites de diferentes siglas, algo que considera natural no contexto político. Ela elogiou o PSD por ser um importante parceiro em sua gestão, mas reiterou que qualquer decisão será anunciada por ela mesma.
“Ainda estamos no PSDB, que se tornou o partido com mais prefeitos em Pernambuco. Sou grata ao partido e tenho feito discussões importantes. Qualquer mudança será publicizada por mim”, afirmou Lyra, que recentemente ampliou a força do PSDB no estado, alcançando 32 prefeituras nas eleições municipais.
Entretanto, a governadora sinalizou descontentamento com a perda de força do PSDB nacionalmente, o que pode influenciar sua decisão futura. Além disso, uma possível migração para o PSD, que dispõe de maior tempo de TV, fortaleceria sua candidatura para a reeleição em 2026, em uma possível disputa contra o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Apesar dos rumores de que sua decisão seria anunciada nas próximas semanas, Raquel Lyra reforçou que, até o momento, tudo não passa de especulação.