Mais de 63m³ de madeira foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas BRs 316 e 407, no Sertão de Pernambuco, no último sábado (13).
Em Afrânio, um caminhão com madeira serrada foi parado durante uma fiscalização na BR-407. A carga, que supostamente seguia de Ipixuna (PA) para Paulo Afonso (BA) e Canindé de São Francisco (SE), apresentava discrepância entre a quantidade declarada na documentação e a medida real, totalizando 25,87m³.
Já em Ouricuri, na BR-316, outro veículo com madeira foi abordado. Quatro espécies de madeira divergentes do que constava na documentação foram identificadas, além de irregularidades na medição da carga (37,54m³), que não condizia com a licença ambiental e a documentação fiscal.
Toda a madeira apreendida foi encaminhada ao órgão ambiental competente para os procedimentos cabíveis. Os motoristas assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão pelo crime ambiental em juízo.
A ação da PRF reforça o combate ao transporte ilegal de madeira, que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a segurança nas rodovias.