O prefeito Gildevan Melo reuniu nesta terça-feira (26), com a comunidade do Sítio São Romão, zona rural de Santa Filomena, para avaliar o potencial produtivo dos apicultores, com o objetivo de construir uma Casa de Mel na localidade.
A convite do apicultor Celino de Luiz Fazendeiro, o gestor municipal conversou com o líder Antônio de Chico Adelino e outros 32 apicultores, e na oportunidade foi demonstrado o empenho e a criatividade dos comunitários na cultura da produção padrão de mel com a abelhas europeias (Oropa); bem como a inovação que eles chamam de ‘Abelha Mansa’, na construção manual de colmeias e produção de mel pelas abelhas Meliponas (Manduri) e (Mandaçaia).
O grupo de 33 produtores de mel são parceiros na atividade e comercializam juntos. Atualmente eles possuem 527 colmeias e vários equipamentos utilizados na colheita de mel e sonham com a ampliação de uma Casa de Mel na comunidade.
O prefeito Gildevan e sua equipe (Charles Araújo, Rivaldino Reis, Edicleide Pereira e Claudevan), ouviram os apicultores e no final, o prefeito Gildevan disse, “Fui convencido de que a comunidade tem potencial para a instalação de uma Casa de Mel”.
A Prefeitura já dispõe de todos os equipamentos, através da parceria do gestor e sua força parlamentar. Agora resta construir o galpão.
“Estamos trabalhando com o compromisso de desenvolver também a zona rural de nosso município”, concluiu o Prefeito.