O número de mortes violentas intencionais (MVI) em Pernambuco, de maio a julho de 2024, foi o menor registrado no período nos últimos 11 anos. Segundo dados apresentados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (GGACE), o Estado observou uma queda de mais de 9% no índice em relação ao mesmo período de 2023, com os casos diminuindo de 879 para 792.
Em julho, a redução foi ainda mais significativa, atingindo 12,6% – com os registros caindo de 310 em 2023 para 271 em 2024. Este foi o terceiro mês consecutivo de queda nos índices de MVI. Os números foram divulgados durante a reunião semanal do programa Juntos Pela Segurança, nesta segunda-feira (5).
O Governo do Estado atribui essa diminuição a estratégias de segurança mais eficazes, implementadas ao longo dos últimos meses. A contínua redução dos índices é vista como um sinal positivo de que as políticas públicas de segurança estão trazendo resultados, refletindo em maior tranquilidade para a população pernambucana.