Filó Notícias by Charles Araújo
ColunistasDestaque

Perícia confirma caso de pedofilia envolvendo o padre Júlio Lancellotti e um menor de idade

Perícia confirma caso de pedofilia envolvendo o padre Júlio Lancellotti e um menor de idadeFoto reprodução
Filó Notícias by Charles Araújo

Uma perícia confirma a existência de uma vídeo chamada íntima entre o padre Júlio Lancellotti e um menor de idade. A arquidiocese de São Paulo havia arquivado o caso de pedofilia envolvendo o sacerdote em 2020.

As imagens revelam uma vídeo chamada com duas pessoas, sendo uma delas com a câmera desligada e a outra retratando um homem idoso se masturbando. O vídeo também exibe o chat com conversas de tom sexual com o menor de idade. A autenticidade do vídeo era questionada, até uma perícia realizada recentemente

Entenda

Uma perícia realizada em um vídeo gravado no dia 26 de fevereiro de 2019 confirmou que é o padre Júlio Lancellotti que aparece se masturbando para um jovem menor de idade. Nas imagens, gravadas pela própria vítima, aparece o rosto do sacerdote. O laudo da perícia foi divulgado com exclusividade pela Revista Oeste.

Com 79 páginas, o laudo descreve os frames dos vídeos após a realização de exames prosopográficos, uma técnica que identifica as características faciais e do ambiente. No ano de 2020, Lancellotti foi denunciado depois que os vídeos circularam na internet, no entanto o processo foi arquivado pelo Ministério Público por “falta de materialidade”….

Nas imagens, o padre troca mensagens em teor sexual falando sobre ereção sexo com o jovem. A Arquidiocese de São Paulo ainda não se manifestou sobre o caso. A Arquidiocese deve receber na manhã desta segunda-feira (22) um vídeo, analisado pelos peritos forenses Reginaldo Tirotti e Jacqueline Tirotti, que mostra o padre Júlio Lancellotti se masturbando para um menor de idade.

De acorda com a apuração levantada pela Revista Oeste, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite, deve se encontrar com o arcebispo da cidade, Dom Odilo Scherer, para apresentar a denúncia contra Lancellotti. Após passar pela arquidiocese, o material será exibido de forma sigilosa ao colégio de líderes da Câmara. 

A perícia foi fomentada graças à movimentação recente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não Governamentais (ONGs). O autor do pedido de instalação da CPI das ONGs em São Paulo, o vereador Nunes, acusa essas organizações de estarem envolvidas em uma suposta “máfia da miséria” que explora os dependentes químicos no centro da capital. 

Segundo o vereador, essas entidades recebem financiamento público para fornecer alimentos, kits de higiene e itens para uso de drogas, seguindo a prática conhecida como política de redução de danos, direcionada à população em situação de rua. “Assinei uma CPI que em momento algum falava em investigar os trabalhos sérios do padre Júlio Lancelotti. Desvirtuou o objeto. Retiro minha assinatura”, disse o vereador Sidney Cruz (Solidariedade).

Craco Resiste, uma das organizações citadas pelo vereador, nega ser uma ONG, afirmando ser um projeto de militância que busca reduzir danos por meio de atividades culturais e de lazer na região da Cracolândia. Em comunicado nas redes sociais, a entidade ressalta que são frequentemente alvo de ataques desonestos e acusações injustas. O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecido como Bompar, também é mencionado por Rubinho.

O regulamento interno da Câmara estipula que é necessário um mínimo de 18 assinaturas para dar início à instauração de uma CPI. O vereador enfatiza que tanto o Bompar quanto a Craco Resiste serão as principais áreas de enfoque nas investigações lideradas pela comissão, junto com o padre Júlio Lancellotti, que anteriormente desempenhou o papel de conselheiro no Bompar.

O que diz Júlio Lancellotti

Através de uma nota divulgada à imprensa, o padre alega que não faz parte de “nenhuma organização da sociedade civil ou organização não governamental que utilize convênio com o Poder Público Municipal”.

A atividade da Pastoral de Rua é uma ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo que, por sua vez, não se encontra vinculada, de nenhuma forma, às atividades que constituem o requerimento aprovado para criação da CPI em questão”, disse.

Por Rhuan C. Soletti / Novo BSM

Filó Notícias by Charles Araújo
Redação de Notícias
the authorRedação de Notícias
colunas-colunistas
Na Redação de Notícias, você encontra um bloco de informações diversificadas e atualizadas, cobrindo os principais acontecimentos em política, cultura, saúde, segurança e outros temas relevantes. Acompanhe as matérias mais recentes no Brasil e no Mundo e fique bem informado(a)

Deixe um comentário