Domingo (3/9), durante o programa Santa Filomena Agora na Escola da Serra do Inácio. o prefeito Gildevan Melo informou que participou de uma reunião com a governadora Raquel Lyra em Ouricuri e destacou que da pauta, foram discutidas as várias ações a serem executadas pelo Governo do Estado, que deu sinal verde. São obras transformadoras, que beneficiarão o município de Santa Filomena e outros do Sertão do Araripe.
IML de Ouricuri
Além do empenho pela PE-630, o prefeito Gildevan Melo reivindicou a conclusão do IML de Ouricuri. Hoje em dia, quando a família perde um familiar, é necessário ir para Petrolina, passando até de um dia para o outro na cidade para resolver todas as questões burocráticas.
“Esse é um problema gravíssimo. A governadora não disse o dia que resolverá o problema, mas informou que vai organizar tudo, as questões de funcionários, de prédio, onde irá funcionar. A gente sente que ela, em breve, resolverá esse problema“, disse o prefeito.
Maternidade de Ouricuri
Outro fruto importante da reunião com a governadora do estado foi a garantia da construção de uma maternidade em Ouricuri para atender toda a região. Ela construirá cinco em todo estado, sendo uma delas na cidade de Ouricuri.
“Ela já autorizou a construção de uma maternidade, e segunda será essa de Ouricuri para reforçar o atendimento das mulheres na região do Araripe“, destacou o prefeito de Santa Filomena.
Abastecimento de água em Santa Filomena
O prefeito não poderia deixar de reivindicar junto à Raquel Lyra ações sobre o abastecimento de água em Santa Filomena. “Esse é um problema grave. Tivemos a oportunidade de conversar com o diretor da Compesa. Está sendo viabilizado uma obra que resolverá provisoriamente, enquanto não chega a adutora de negreiros.
A Compesa está encontrando outra saída. Eles querem fazer uma adutora na Barragem dos Algodões, aqui perto do Jatobá, para interligar na Adutora do Oeste. Essa é a melhor maneira para chegar água em Santa Filomena“, concluiu.
PE-630
Além disso, a governadora Raquel Lyra garantiu ao prefeito que dará início a construção dos primeiros 14 quilômetros da PE-630, ligando Trindade a Barra de São Pedro. A governadora não deu autorização para fazer a obra toda, porém, a autorização para o início das obras já demonstra a preocupação de Raquel Lyra com Santa Filomena e os municípios do Araripe.
Vale destacar que o empenho de Gildevan Melo já rendeu a reforma da PE-625, que liga Santa Filomena a Santa Cruz (40) quilômetros de estrada).
Por Fábio Lucas, com edição de Charles Araújo