O papa Francisco apareceu com o queixo machucado durante a cerimônia de posse de 21 novos cardeais católicos, realizada neste sábado (7), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Uma mancha roxa era visível no lado direito de seu rosto, envolvendo o queixo inferior e a parte superior do pescoço. Apesar disso, o pontífice, prestes a completar 88 anos, parecia bem-disposto enquanto liderava o evento repleto de simbolismos.
A Santa Sé não comentou o motivo do ferimento.
Na cerimônia, eclesiásticos de 17 países foram integrados ao Colégio dos Cardeais, grupo responsável por eleger o sucessor do papa em caso de morte ou renúncia, desde que tenham menos de 80 anos.
Atualmente, cerca de 80% dos cardeais com direito a voto foram nomeados por Francisco, o que aumenta as chances de um próximo pontífice alinhado às suas ideias de uma Igreja mais inclusiva e conectada com o mundo contemporâneo.
Entre os novos cardeais está Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente eleito da CNBB e do Celam. Apesar de enfrentar problemas de saúde nos últimos anos, como dores nos joelhos e nas costas que o forçam a usar cadeira de rodas, Francisco mantém uma agenda ativa desde que assumiu o papado em 2013.