Populares de Betânia do Piaui realizaram uma manifestação pacífica dia 08/11, na Serra do Inácio. Após divulgada a mobilização, onde os trabalhadores reivindicavam oportunidade de emprego na empresa, realizando bloqueio na principal via de acesso ao estabelecimento da Votorantim Energia no município, nesta sexta-feira, 12, a direção emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.
Nota – Votorantim Energia
Sobre a reportagem publicada (em veículo de imprensa local), a Votorantim Energia esclarece que a manutenção do diálogo e a parceria com a comunidade para promover o desenvolvimento das regiões onde atua é um compromisso da empresa. Desde que chegou à Serra do Inácio, em 2016, realizou mais de 100 projetos sociais para ampliar a geração de trabalho e renda, promover a capacitação profissional, melhorar a educação básica e trazer melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Atualmente, 850 profissionais atuam nas obras dos novos complexos eólicos da companhia. Desse total, 587 profissionais (cerca de 70%) são moradores da Serra do Inácio e povoados próximos, além de profissionais vindos das áreas urbanas dos municípios onde atuamos: Betânia do Piauí, Ouricuri, Paulistana, Araripina, Santa Filomena, Simões e Curral Novo do Piauí.
Os dados acima demonstram que a empresa está ciente da atual situação de desemprego na região e tem feito o que está ao seu alcance para mudar essa realidade. A Votorantim Energia entende que manifestações fazem parte do regime democrático, desde que sejam pacíficas e respeitem o direito de ir e vir dos cidadãos em vias públicas. Ato, aliás, considerado infração gravíssima sujeita a sanções administrativas e multa para quem o fizer. Por essa razão, não irá aceitar a coerção de seus profissionais ou os bloqueios das vias de acesso às obras como forma de pressionar por novas contratações.
A empresa ainda reitera que mantém um canal de comunicação aberto com a população e, desde o dia 6/8, tem divulgado todas as vagas de emprego disponíveis por meio do Boletim da Obra, publicação quinzenal enviado por meio do WhatsApp (89 98124-7335) e impresso em pontos das comunidades da Serra do Inácio.