Notícias

João Campos lidera com 61,7% e Raquel Lyra teria apenas 21,3% se eleição fosse hoje

Uma nova pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande-PB, em parceria com o blog do Magno Martins, revela o panorama da disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. O levantamento aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como favorito, com uma vantagem de 40 pontos sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Se as eleições fossem hoje, João Campos teria 61,7% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra alcançaria 21,3%. O ex-ministro Gilson Machado (PL), provável candidato da direita, aparece com 5%. Brancos e nulos somam 6,2%, e 5,8% dos eleitores estão indecisos.

Cenário alternativo mantém liderança de João Campos

Quando Anderson Ferreira (PL) substitui Gilson Machado como candidato bolsonarista, os números permanecem praticamente os mesmos, reforçando o favoritismo do prefeito do Recife.

O levantamento também analisou a rejeição dos candidatos. Raquel Lyra lidera nesse quesito, com 31,2% dos eleitores afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Gilson Machado tem 27,3% de rejeição, enquanto João Campos registra a menor taxa, com 7,7%.

No cenário em que Anderson Ferreira entra no lugar de Gilson, a rejeição de Raquel sobe para 33%, enquanto Anderson tem 20,9%. João Campos continua sendo o menos rejeitado, com 8,4%.

João Campos vence em todas as regiões

A pesquisa mostra que João Campos lidera em todas as regiões de Pernambuco, com destaque para a Região Metropolitana do Recife, onde ele soma 69,7% das intenções de voto, contra 12% de Raquel Lyra.

Veja os números nas demais regiões:

  • Zona da Mata: 63,4% x 20,8%
  • Agreste: 53,8% x 31,2%
  • Sertão: 54,1% x 30%
  • São Francisco: 50,4% x 29%

Entre os candidatos da direita, Gilson Machado pontua melhor na Região Metropolitana (6,8%), enquanto Anderson Ferreira tem 8,6% nessa área. O pior desempenho de ambos ocorre no São Francisco, com 1,5% para Anderson e 2,6% para Gilson.

Filó Notícias by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário