O encontro de Revisão da Estratégia do Programa Com.Direitos, promovido pela ONG americana The Freedom Fund, reuniu representantes do Governo de Pernambuco para discutir o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o evento, foram apresentados objetivos, resultados e melhorias nas políticas de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Um modelo para a Região Metropolitana do Recife também foi compartilhado como exemplo para outras localidades no Brasil.
A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, destacou o compromisso da governadora Raquel Lyra com essa pauta. O secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, ressaltou o cenário expressivo de violência sexual no Brasil, especialmente entre o público feminino. Ele mencionou o Observatório da Primeira Infância, que reunirá dados para fortalecer estratégias de proteção e defesa das crianças e adolescentes em Pernambuco.
A melhoria na preparação das autoridades policiais na investigação de casos e processos foi uma das métricas avaliadas no Seminário. De acordo com a Gerente Sênior de Programas The Freedom Fund, Débora Aranha, “a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma violência inaceitável, equivalente a escravidão moderna e, infelizmente, ainda uma realidade, que precisa da colaboração e engajamento de todos”. Além dos secretários do Governo de Pernambuco, outros representantes participaram do evento, incluindo membros da Rede Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual e da Assistência Social.
O Freedom Fund é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a identificar e investir em esforços eficazes para acabar com a escravidão. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em 2016, havia 40 milhões de pessoas vivendo em escravidão moderna em todo o mundo.
Esse trabalho conjunto é fundamental para proteger nossas crianças e adolescentes e garantir seus direitos, livres de preconceitos e discriminações.