Neste sábado 6, a Associação de Trabalhadores Rurais e Produtores de Mandioca da Serra do Inácio realizou mais uma ação do Projeto Convergir Mulheres: Mandiocultoras do Araripe.
O projeto que tem como objetivo realizar formação sociopolítica e qualificação em técnicas sustentáveis aplicadas ao cultivo da mandioca para mulheres da região, começa a colher frutos.
A presidente Expedita Ferraz e as associadas realizaram a feira anual com a venda de diversos produtos derivados da mandioca, com receitas inovadoras como pudim, pizza, bolos, lasanha e muitos outros.
O prefeito de Santa Filomena (PE), Gildevan Melo, a equipe da Prefeitura e os vereadores Wallace Mororó e Erinho de Cícero Henrique visitaram a feira e ouviram as reivindicações das mandiocultoras.
Em resposta aos anseios das mandiocultoras o gestor sinalizou oportunizar o fortalecimento da atividade no município. O vereador Wallace parabenizou as mulheres da Serra do Inácio pela iniciativa e se prontificou a levar seus anseios à Câmara Municipal. O técnico Genilton cobrou ações do poder público municipal e relatou sua contribuição com o projeto.
Benefícios da Mandioca
Excelente fonte de energia, o alimento in natura cozido contém 125 calorias e 30g de carboidratos em 100g . Ela melhora a digestão e o funcionamento do intestino, reduz inflamações e fortalece o sistema imune.
Tem potente ação antioxidante que além de proteger contra doenças do envelhecimento, reduz a ação de radicais livres.
A mandioca é benéfica a Saúde cardiovascular por ser rica em potássio e conter fibras, além de zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês. Entre outros benefícios a saúde.