O 6º Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe (Enagro), realizado pela Unidade do Sebrae Sertão do Araripe, na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), no último fim de semana (2 e 3/8), movimentou cerca de R$ 58 mil em negócios. O Encontro realizado em parceria com a ADDiper, contou com seminários, oficinas, palestras e clínicas tecnológicas, integrando as principais cadeias produtivas do Sertão.
Instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa envolvidas no evento, buscaram apoiar os produtores rurais. Por meio do Banco do Nordeste (BNB), por exemplo, foram concedidos cerca de R$ 50 mil em crédito. “Tivemos uma participação expressiva dos produtores rurais da agricultura familiar, com a presença de mais de mil agricultores. Foram oferecidos serviços importantes para estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, a exemplo do IPA que esteve no Encontro fornecendo DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em tempo real, assim como o serviço de crédito do Banco do Nordeste”, reforça a gerente do Sebrae no Sertão do Araripe, Lucélia Barros.
O 6º Enagro foi realizado junto ao 15º Encontro Estadual de Apicultura. Dentro da programação também aconteceram o 5º Concurso de Queijos e o 4º Concurso de Mel. Entre as novidades deste ano destacaram-se o Encontro de Comunicadores e Produtores e Conteúdos Digitais e a Arena Criativa, um espaço que reuniu artistas e produtores culturais do Araripe para apresentações e debates sobre empreendedorismo cultural.
Para os produtores que participaram do Encontro e são atendidos pelos projetos do Sebrae, o Enagro é uma oportunidade para aperfeiçoar técnicas e conhecer novas alternativas para desenvolver o trabalho no campo. “Participo do Enagro desde a primeira edição e enxergo como uma oportunidade de capacitação e de bons negócios”, destacou a produtora rural, Jucélia Rocha da Associação de Apicultores de Moreilândia (APIM).
O Encontro contou ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das Prefeituras Municipais de Araripina, Exu, Granito e Moreilândia, Sesc, Embrapa, Banco do Nordeste, Faciagra, IPA, ONG Chapada e High Tech.