Muito acima da média nacional de mulheres secretárias municipais, que é abaixo de 30%, Santa Filomena no sertão de Pernambuco, mulheres ocupam 60% das pastas da Prefeitura.
O gestor municipal, Gildevan Melo (PSD), contrapõe o julgamento da sociedade com relação a participação da mulher no Poder Legislativo. Nas últimas duas eleições municipais, não foram eleitas mulheres vereadoras. Mas quatro importantes secretarias municipais são conduzidas por mulheres: Saúde, Educação, Finanças e Finanças e Assistência Social.
O Prefeito destaca que “a mulher tem papel de destaque na gestão” e que a vice-prefeita, Francinete Diniz, “está a participa de decisões importantes na administração do município”. A cidade possui 7 secretários no total.
Comparado a média nacional, esse é um dado favorável às mulheres filomenenses. Nas grandes metrópoles em 2021, apenas duas ou três mulheres foram nomeadas para secretarias municipais, como em Porto Alegre e Goiânia – onde 90% do secretariado é formado por homens.
Veja também
Prefeito Gildevan apresenta nova equipe de secretários municipais de Santa Filomena
Embora a Câmara não conte com presença feminina para o julgamento dos projetos e anseios da sociedade, na Prefeitura é tradição a participação feminina. Em 2008 foi eleita a primeira mulher prefeita, Evaneide Melo. Nas três eleições subsequente a cadeira de vice foi ocupada por mulheres, Alcilene Rodrigues e Francinete Diniz.
Por Charles Araújo