O prefeito Gildevan Melo esteve em Brasília nesta quarta-feira (8) para se reunir com o assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Carlos Silva Reis. O objetivo do encontro foi apresentar documentos que comprovam a perda de mais de 65% da safra de milho e feijão no município de Santa Filomena em 2023.
Com base nos dados, o prefeito solicitou a liberação integral do Garantia-Safra para as 2.111 famílias cadastradas no programa em 2023. O valor total do benefício é de R$ 2.533.200,00, o que corresponde a R$ 1.200,00 por agricultor beneficiado.
A solicitação do prefeito se baseia em uma nova análise realizada por uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Agricultura. A análise identificou um erro no entendimento dos dados apresentados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o que resultou na não liberação do benefício aos agricultores filomenenses referente a 2023.
Gildevan Melo também aproveitou a oportunidade para solicitar a revisão e liberação do benefício Garantia-Safra referente ao ano de 2022, que também não foi pago aos agricultores de Santa Filomena devido ao mesmo erro.
O baixo volume de chuvas que atingiu o município nos últimos dois anos, afetou negativamente as lavouras e portanto, os agricultores são merecedores do recurso, já que tanto eles quanto a Prefeitura cumpriram com o pagamento de seus aportes.
“Como gestão municipal, temos a competência e o dever de ajudar os nossos agricultores familiares. Por isso, estamos empenhados em garantir a liberação dos recursos para as 2.111 famílias cadastradas no programa. Este é um momento crucial para sanar as carências causadas pela estiagem no município de Santa Filomena”, afirmou o prefeito.
Por Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Santa Filomena