Durante o Congresso Mariano em Fátima, Portugal, duas irmãs pernambucanas destacaram o potencial religioso do Monte Orebe, um distrito de Dormentes, no Sertão de Pernambuco. O local passa por obras de reforma em uma pequena igreja e melhorias no acesso, com o objetivo de transformá-lo em um espaço de romaria.
Ana Castro, de 66 anos, e sua irmã Virgínia, de 63, participam do projeto e afirmam que a comunidade está envolvida na construção de escadarias para facilitar o caminho ao monte, inspirado no Monte Horebe, citado na Bíblia. Segundo Ana, a fé da população local tem sido um motor para o desenvolvimento da iniciativa. “Lugares como esse fazem as pessoas acreditarem mais em Deus”, destacou.
É lá que uma dupla de irmãs pernambucanas, que a reportagem da Folha de Pernambuco encontrou durante os congressos internacionais promovidos pela Comunidade Obra de Maria na Europa, participa de um projeto para a reforma de uma pequena igreja e em obras para facilitar o difícil acesso ao local.
“Existe uma vila que fica virada para o Monte. Nós fizemos uma campanha com a comunidade de lá para construir 120 degraus. Mas como é alto, isso não é nem a metade necessária para terminar o caminho. Antes tinha somente uma capelinha, mas agora tem uma pequena igreja sendo reformada. Muitas pessoas sobem lá para pagar promessa” afirmou Ana Castro, de Petrolina, também no Sertão de Pernambuco.
A irmã de Ana, Virgínia destaca o potencial que a região pode ter para no futuro se tornar um local de turismo religioso no Estado.
“Pernambuco tem muito a oferecer nesse sentido. Em Petrolina, por exemplo, temos a nossa Catedral (do Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei) e alguns movimentos jovens que buscam fortalecer a fé pela cura e libertação. Lá no Monte Orebe podemos ter mais um local de romaria”, explicou.
Virgínia enxerga o Monte Orebe como uma nova referência para o turismo religioso em Pernambuco, assim como outros santuários conhecidos do estado, como o de São Severino dos Ramos, em Paudalho, e Nossa Senhora das Graças, em Pesqueira.
O projeto no Monte Orebe se alinha ao crescimento de manifestações religiosas no estado, que realiza diversos eventos, incluindo a famosa Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, e a futura instalação da maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Cabo de Santo Agostinho.
A expectativa é de que o Monte Orebe, com o apoio da comunidade e o fortalecimento da fé, se torne mais um destino importante para peregrinos em Pernambuco.
Charles Araújo, com informações da Folha de Pernambuco