Filó Notícias by Charles Araújo
DestaqueDeusDormentesNotícias

Dormentes: Monte Orebe pode se tornar novo ponto de romaria em Pernambuco

Monte Orebe pode se tornar novo ponto de romaria em Pernambuco
Filó Notícias by Charles Araújo

Durante o Congresso Mariano em Fátima, Portugal, duas irmãs pernambucanas destacaram o potencial religioso do Monte Orebe, um distrito de Dormentes, no Sertão de Pernambuco. O local passa por obras de reforma em uma pequena igreja e melhorias no acesso, com o objetivo de transformá-lo em um espaço de romaria.

Ana Castro, de 66 anos, e sua irmã Virgínia, de 63, participam do projeto e afirmam que a comunidade está envolvida na construção de escadarias para facilitar o caminho ao monte, inspirado no Monte Horebe, citado na Bíblia. Segundo Ana, a da população local tem sido um motor para o desenvolvimento da iniciativa. “Lugares como esse fazem as pessoas acreditarem mais em Deus”, destacou.

É lá que uma dupla de irmãs pernambucanas, que a reportagem da Folha de Pernambuco encontrou durante os congressos internacionais promovidos pela Comunidade Obra de Maria na Europa, participa de um projeto para a reforma de uma pequena igreja e em obras para facilitar o difícil acesso ao local.

“Existe uma vila que fica virada para o Monte. Nós fizemos uma campanha com a comunidade de lá para construir 120 degraus. Mas como é alto, isso não é nem a metade necessária para terminar o caminho. Antes tinha somente uma capelinha, mas agora tem uma pequena igreja sendo reformada. Muitas pessoas sobem lá para pagar promessa” afirmou Ana Castro, de Petrolina, também no Sertão de Pernambuco.

A irmã de Ana, Virgínia destaca o potencial que a região pode ter para no futuro se tornar um local de turismo religioso no Estado.

“Pernambuco tem muito a oferecer nesse sentido. Em Petrolina, por exemplo, temos a nossa Catedral (do Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei) e alguns movimentos jovens que buscam fortalecer a fé pela cura e libertação. Lá no Monte Orebe podemos ter mais um local de romaria”, explicou.

Virgínia enxerga o Monte Orebe como uma nova referência para o turismo religioso em Pernambuco, assim como outros santuários conhecidos do estado, como o de São Severino dos Ramos, em Paudalho, e Nossa Senhora das Graças, em Pesqueira.

O projeto no Monte Orebe se alinha ao crescimento de manifestações religiosas no estado, que realiza diversos eventos, incluindo a famosa Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, e a futura instalação da maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Cabo de Santo Agostinho.

A expectativa é de que o Monte Orebe, com o apoio da comunidade e o fortalecimento da fé, se torne mais um destino importante para peregrinos em Pernambuco.

Charles Araújo, com informações da Folha de Pernambuco

Filó Notícias by Charles Araújo
Charles Araújo
the authorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filonotícias.Net by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário