DestaquesSanta FIlomena

Destaques do Dia: Notícias do Município de Santa Filomena, 25 de março

Festas em Santa Filomena - Estradas da Serra do Inácio - Bloqueio na Barragem da Inveja - Opinião sobre o cotidiano regional

Destaques do Dia: Notícias do Município de Santa Filomena, 25 de março

Charles Araújo no Jornal Araripe Notícias da Rádio Pop Brasil FM 93,7 – Terça-feira, 25 de março

Festas em Santa Filomena, neste ano de 2025!

O momento pode não ser o mais propício para falar de festa, mas estamos falando de uma tradição regional, que deve sim ser tratada como pauta de política pública voltada para a cultura, o turismo e a valorização do rebanho local.

Diante disso, o prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo, vai participar de uma live nesta sexta-feira (28), às 17h, nas redes oficiais do município, para falar sobre os festejos da sede e dos distritos em 2025.

Entre os destaques, está a Caprinofiló (feira e exposição de caprinos e ovinos), que inicialmente aconteceria na última semana de abril, conforme o calendário oficial de festas e eventos, mas foi adiada e não será mais realizada no próximo mês. Também serão abordadas a festa do Sábado de Aleluia, no distrito de Campo Santo, e a comemoração dos 30 anos de emancipação de Santa Filomena, no dia 29 de setembro, além de outros festejos nos distritos do município.

Prefeitura de Santa Filomena Retoma Recuperação das Estradas da Serra do Inácio com Técnica Inovadora

O prefeito Gildevan Melo retomou um serviço essencial para a população de Santa Filomena, especialmente para os moradores da Serra do Inácio. As estradas da região estão sendo recuperadas de maneira inovadora pela Prefeitura.

Diferente da tradicional manutenção com máquina patrol, a Prefeitura está utilizando uma patrulha mecanizada com várias máquinas pesadas, aplicando uma técnica de pavimentação com piçarra, um material mais resistente e durável, ideal para áreas de difícil acesso, como os trechos de lamaçal da Serra do Inácio. Essa solução melhora a aderência dos veículos, mesmo em períodos chuvosos, e aumenta a vida útil das estradas, reduzindo os custos futuros de manutenção.

Esse trabalho teve início na gestão anterior, mas acabou sendo interrompido por falta de orçamento, já que a Câmara de Vereadores, onde o prefeito tinha minoria, não aprovou os recursos necessários para a conclusão do serviço.

Agora, com a retomada das obras, o prefeito reforçou seu compromisso com a infraestrutura rural:

“A Prefeitura de Santa Filomena está empenhada em melhorar a infraestrutura do município, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para garantir mais qualidade de vida aos moradores da zona rural e impulsionar o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Gildevan Melo.

Pipeiros sofrem com bloqueio na Barragem da Inveja, mas não se manifestam publicamente

Em Santa Filomena, a escassez de água já castiga bastante a população, tanto na cidade quanto na zona rural. Faz algum tempo que os pipeiros enfrentam mais um problema: estão impedidos de encher seus caminhões na Barragem da Inveja. Mesmo sendo um reservatório público, donos de terras vizinhas cercaram o local e colocaram placas de “Propriedade Privada”, dificultando o acesso.

Nos grupos de WhatsApp, muitos pipeiros pedem ajuda ao prefeito Gildevan Melo para que o Governo do Estado resolva a situação. A reivindicação é clara: que as cercas sejam retiradas e o acesso liberado, garantindo o abastecimento de água para o município.

O que chama atenção, no entanto, é que, apesar do burburinho nas redes sociais, publicamente ninguém se posiciona. Em janeiro deste ano, a invasão do patrimônio público na barragem já havia sido denunciada, mas, até agora, nenhuma manifestação oficial aconteceu.

Enquanto isso, a dificuldade para captar água na principal barragem potável da região só aumenta, agravando ainda mais a crise hídrica. Muitos pipeiros reclamam que só o prefeito e a prefeitura podem resolver o problema junto à governadora Raquel Lyra. No entanto, esquecem que, para isso, é necessário um pedido formal da população, que dê respaldo ao gestor municipal na cobrança por uma equipe de fiscalização para a retirada da cerca.

Fica o apelo: que os pipeiros e a população se manifestem publicamente. Esta já é a segunda reportagem sobre o problema só neste ano, mas, até agora, apenas os grupos de WhatsApp têm ecoado essa indignação. Se o problema não for exposto oficialmente, a solução pode demorar ainda mais ou nunca acontecer.

Opinião sobre o cotidiano regional dentro do jornalismo político: Até quando o sertão vai resistir sozinho?

Fim de março e o cenário é desolador: safras 100% perdidas, Compesa que não funciona para abastecer as cidades, caminhões-pipa do governo estadual? Zero. O sertanejo, mais uma vez, jogado à própria sorte. Desde a fatal partida de Eduardo Campos, o Sertão de Pernambuco se tornou um barco à deriva, sem políticas públicas eficazes para a convivência com a seca. O que já era difícil ficou ainda pior com a instabilidade climática dos últimos anos, reflexo do descaso com a natureza.

Se no começo do ano já enfrentamos esse colapso na produção de grãos, na agropecuária e no armazenamento de água – um verdadeiro desastre econômico para agricultores e por consequência disso, também as populações urbanas –, o que esperar dos meses que virão? Enquanto municípios sertanejos sofrem as consequências, o silêncio das autoridades estaduais é ensurdecedor.

Governadora de Pernambuco, deputados federais e estaduais, senadores: onde estão vocês? O sertanejo precisa de ação, não de mais promessas sem compromisso. E com a aproximação de mais uma campanha eleitoral no próximo ano, já sabemos o que vem por aí: um grande espetáculo da enganação. Afinal, quase nada do que prometeram em 2022 foi realmente cumprido.

Da Redação, Charles Araújo

Filó Notícias by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filonotícias.Net by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário