A Cooperativa dos Mototaxistas de Petrolina vem a público se posicionar sobre a denúncia de suposto estupro envolvendo um mototaxista da cidade. A cooperativa repudia qualquer tipo de violência contra a mulher e se solidariza com a vítima.
A cooperativa pede cautela para que a população não generalize os casos e que as autoridades competentes investiguem o caso para que a verdade seja esclarecida.
A cooperativa reforça que todos os seus associados são submetidos a um rigoroso processo de seleção e que são orientados a respeitar os passageiros.
A denúncia de suposto estupro foi feita pela própria vítima, que afirma ter sido abusada sexualmente por um mototaxista após pegar uma corrida em Petrolina. A vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o caso está sendo investigado.
Nota à imprensa
“Diante das últimas notícias veiculadas na imprensa local relacionadas a categoria de mototaxistas, a Cooperativa de Moto Taxistas de Petrolina vem se pronunciar acerca dos fatos. Inicialmente deve ser destacado que não são cabíveis linchamentos públicos e que no país o princípio da presunção de inocência deve reger as relações jurídicas.
Porém, a Cooperativa garante e tranquiliza a população petrolinense que não compactua com qualquer espécie de crime, e que se qualquer crime for provado, que o responsável seja devidamente punido pelo Judiciário.
É inadmissível querer generalizar notícias isoladas a toda uma categoria que participa de forma contínua do desenvolvimento do Vale do São Francisco. Os mototaxistas são trabalhadores que conduzem outros trabalhadores para seus locais de trabalho, que conduzem pessoas a seus locais de lazer, que participam amplamente e ativamente da locomoção de pessoas em toda a região.
São trabalhadores que resistem a concorrência desleal que trafega pelo município sem fiscalização, é uma categoria que resiste diante da falta de amparo e incentivo dos gestores responsáveis. A categoria não se intimidará diante de eventuais tentativas de incriminar a mesma.
A Cooperativa assegura a toda população do Vale do São Francisco que continuará prestando seus serviços, com a maior excelência e segurança para transportar os passageiros e trabalhadores, mesmo diante de inúmeros silenciamentos, omissões e falta de reconhecimento de algumas instituições. Com eficiência e trabalho resistiremos a qualquer tentativa de diminuir a categoria, e provaremos que somos essenciais para toda região.
Petrolina – PE, 16 de janeiro de 2024
Isael Dias/Presidente da Cooperativa de Mototaxistas de Petrolina – COOPEFAM”