As equipes da Gerência de Produção do Sertão e da Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, com apoio da Polícia Militar, percorreram nas últimas semanas cerca de 90 quilômetros da Adutora do Oeste, no trecho entre os municípios de Ouricuri e Santa Filomena, e conseguiram eliminar aproximadamente 30 ligações irregulares.
Após essa vistoria, a Compesa conseguiu retomar o abastecimento em Santa Filomena, cidade que estava em situação de colapso no abastecimento desde agosto deste ano.
O município agora está sendo abastecido com as águas do rio São Francisco.
A operação recuperou uma vazão de 5l/s de água que foi destinada ao município de Santa Filomena, que segue agora o esquema médio de três dias com água e seis dias sem.
Foram retiradas ligações irregulares em pontos de abastecimento de carros-pipa clandestinos, imóveis, áreas de irrigação e estabelecimentos comerciais como fábricas, postos de combustíveis e lava-jatos.
“Desde o colapso do Açude do Governo, a população do município estava completamente desabastecida. Com a intensificação das fiscalizações na Adutora do Oeste, conseguimos eliminar uma quantidade significativa de clandestinos e destinar essa água recuperada para voltar a abastecer cerca de 12 mil pessoas na cidade”, explicou o diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire.
Com informações do Folha de Pernambuco