A Organização Mundial da Saúde – OMS coloca tais produtos na mesma categoria de cigarros. Comer carne processada (embutidos), como presunto, salsicha e bacon, aumenta o risco de câncer. É o que aponta um relatório da Agência Internacional de Pesquisa para o Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2015.
O relatório foi compilado por 22 especialistas de 10 países, que analisaram mais de 800 estudos internacionais sobre carne e câncer. A equipe classificou a carne processada como “cancerígena para humanos”.
A análise revelou que havia “evidencias suficientes nos humanos de que o consumo de carne processada provoca câncer colorretal”. Entre as carnes desse tipo estão salsichas, carne enlatada, carne seca, molhos à base de carne, entre outros.
Assim, a carne processada foi listada no grupo 1 da Iarc – categoria que também inclui cigarros, amianto e fumaça de diesel.
“Para uma pessoa, o risco de contrair câncer ao comer carne processada continua sendo pequeno, mas ele aumenta de acordo com a quantidade de carne consumida”, disse Kurt Straif, da Iarc.
“Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência de câncer é importante para a saúde pública”, disse Straif. (Fonte: DW.com).