Em 2020, quando meteoritos choveram nos céus de Santa Filomena, a notícia circulou rapidamente. Nesta quinta-feira (13), o Museu Nacional apresentou o primeiro meteorito incorporado à coleção da instituição após o incêndio que destruiu o local em 2018.
O meteorito pesa 2,82 kg, com 4,5 bilhões de anos. Alexander Kellner, diretor do museu, destacou que a peça estará pronta para ser visitada no próximo ano.
“Ano que vem, em 6 de junho, isso aqui estará aberto e restaurado para o público. E ainda com a atividade de montar uma baleia sobre a escacada. Só conseguimos chegar a este ponto graças ao trabalho de centenas de anônimos”, disse.
O meteorito Santa Filomena é considerado condrito, sendo encontrado de maneira comum. O que torna ele raro é o fato de ter atingido uma casa, além te tudo ter sido registrado em vídeo.
A queda do meteorito ocorreu em 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo. Nesta quinta-feira, o Jornal Hoje da rede Globo fez uma matéria sobre o meteorito.
Por Fábio Lucas, com edição de Charles Araújo.