As chuvas intensas e tempestades isoladas vão continuar atuando sobre o Brasil no decorrer dos próximos dias. INMET emite alerta vermelho para leste de Minas Gerais, centro-norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.
A presença do canal de umidade sobre o país vai continuar por, pelo menos, até o final desta semana. Isso porque o sistema desloca vagarosamente para o Norte. Sendo assim, nos próximos dias, vai provocar chuvas intensas no norte e leste de Minas Gerais, extremo norte do Espírito Santo e sul da Bahia.
Nesta terça-feira (07) chuvas volumosas e intensas foram registradas pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Cidades como Teófilo Otoni/MG e Ecoporanga/ES registraram acumulados de chuva acima de 60 mm em 24 horas.
INMET emite alerta vermelho para Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia devido ao grande acumulado de chuva nas próximas horas.
De acordo com o INMET, 19 estados e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo e laranja para chuvas intensas nesta quinta-feira (09): São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia.
Cidades do leste de Minas Gerais, toda a faixa central e norte do Espírito Santo e sul da Bahia estão em alerta vermelho devido ao grande acumulado de chuva que é esperado. Os volumes poderão superar os 60 mm/h, superando 100 mm em 24 horas, potencializando riscos de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e queda de árvores.
A seguir trazemos os alertas e a previsão do tempo com mais detalhes para a quinta-feira (09).
Quinta-feira
Durante a madrugada, chuvas de forte intensidade são previstas para o leste de Minas Gerais e no Alto Paranaíba, além de toda a faixa central do Espírito Santo. No Nordeste, as chuvas previstas ocorrem no sul da Bahia e área central do Maranhão.
Contudo as chuvas não ficam restritas apenas ao Sudeste e ao Nordeste, Goiás e Mato Grosso no Centro-oeste, Amazonas e Acre na Região Norte do Brasil têm previsão de chuvas intensas e tempestades isoladas ao longo da madrugada de quinta-feira (09). Já na Região Sul, as chuvas ficam concentradas no litoral norte catarinense.
No período matutino, as áreas de Minas Gerais e o sul da Bahia continuam sendo as mais afetadas pelo alto volume pluviométrico. Sobre a porção central do Espírito Santo uma pequena trégua na parte da manhã, mas o litoral ainda será castigado pelas chuvas intensas.
No oeste da Bahia e de Goiás as fortes chuvas são previstas durante a manhã. Nas outras regiões do país, as chuvas ocorrem de forma isoladas, porém, com fraca intensidade e não vão causar transtornos.
A partir da tarde, as áreas de instabilidade voltam a tomar conta do Brasil. A começar pelo leste de Santa Catarina e do Paraná onde há previsão de chuva. A quinta-feira (09) também será de muita nebulosidade, durante a tarde, no interior e no litoral paulista e carioca, as chuvas vão ocorrer em intensidades moderadas, principalmente na divisa entre os dois estados.
Em Minas Gerais praticamente todo o estado possui chances de chuvas intensas e tempestades isoladas, no entanto alguns pontos são críticos como a região de Teófilo Otoni, no leste do estado. As chuvas mais fortes também vão ocorrer em outras áreas do país com destaque para o Mato Grosso, Goiás, Rondônia, leste do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão.
Tempo