Em protesto contra a falta de água nas torneiras, que já dura há 1 ano e 3 meses, moradores de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (26) na sede da Compesa, empresa responsável pelo abastecimento de água no município.
Os manifestantes, que carregavam cartazes e faixas com os dizeres “Compesa, queremos água” e “Povo sem água, povo sem dignidade”, exigiram do Governo do Estado providências urgentes para solucionar o problema.
“Estamos cansados de viver sem água. É um absurdo que, em pleno século 21, ainda tenhamos que enfrentar essa situação”, disse um dos manifestantes.
A Compesa estava de portas fechadas e não apareceu ninguém para informar se estão trabalhando para solucionar o problema.
Estima-se que mais de 300 pessoas, entre autoridades, populares, estudantes e professores estiveram na frente da Compesa durante o protesto.
Efeitos da falta de água
A falta de água em Santa Filomena tem causado diversos transtornos para a população. Além de dificultar a higiene pessoal e a realização de atividades domésticas, o problema também tem afetado a saúde pública, diante do surgimento excessivo de baratas e outras pragas, nos domicílios.
Moradores do município relatam que estão sendo obrigados a comprar água mineral para beber e cozinhar e de carro pipa para uso doméstico. Isso tem aumentado o custo de vida e prejudicado a saúde da população.