A Auren Energia, uma das principais geradoras de energia renovável no Brasil, está dando início ao Projeto Viva Caatinga, uma iniciativa ambiciosa de restauração e preservação da Caatinga nos estados do Piauí e Pernambuco.
O projeto está aberto para inscrições de proprietários que possuem terras de pelo menos 10 hectares nas áreas indicadas, como Curral Novo do Piauí, Paulistana, e Simões no Piauí, e Araripina, Ouricuri e Santa Filomena em Pernambuco. Os interessados têm até o dia 31 de maio para entrar em contato com a Auren Energia através do Canal Diálogo Aberto pelo WhatsApp e solicitar o edital de participação.
A Auren Energia se compromete a cobrir todos os custos de recuperação florestal e manutenção das áreas durante o projeto. As iniciativas incluem plantio, cercamento da área, assistência técnica para manutenção do plantio por até três anos e construção de cisternas para a captação de água.
Além disso, a Auren Energia também opera um viveiro de mudas nativas em Curral Novo do Piauí, com capacidade para produzir cerca de 64 mil mudas de 34 espécies da Caatinga por ano, incluindo espécies ameaçadas. Este esforço de conservação está alinhado com o compromisso da empresa de impulsionar a sustentabilidade ambiental, buscando restaurar mil hectares de Mata Atlântica e criar corredores ecológicos na Caatinga até 2030.