Postagem 15/06/2016. Atualizado 02/06/2020.
Se existisse o asfaltamento da PE-630 (do distrito de Rajada/Petrolina à cidade de Trindade), todas as localidades descritas a seguir, seriam outra realidade.
Distrito de Rajada/Petrolina; Distrito de Extrema/Afrânio; Distrito de Lagoas/Dormentes; cidade de Dormentes; Distritos de Livramento, Campo Santo/Santa Filomena; cidade de Betânia do Piauí; cidade de Santa Filomena; cidade de Santa Cruz; Distritos de Poço Comprido, Socorro e Serra do Inácio/Santa Filomena, Distritos do Cara Branca, Vidéu e Barra de São Pedro/Ouricuri; cidade de Trindade.
Todas essas localidades seriam diretamente beneficiadas pelo asfalto da PE-630.
Distância entre as cidades beneficiadas:
- Petrolina X Araripina (265 Km);
- Petrolina X Trindade (230 Km);
- Petrolina X Santa Filomena (160 Km);
- Petrolina X Dormentes (120 Km);
- Petrolina X Betânia do Piauí (170 Km);
- Santa Filomena X Araripina (105 Km);
- Dormentes X Santa Filomena (40 Km);
- Santa Filomena X Trindade (70 Km);
- Santa Filomena X Ouricuri (90 Km).
Imagine que estando em qualquer ponto dessa via, teria lotações coletivas (van) a cada 20 ou 30 minutos para se deslocar para qualquer uma das cidades citadas.
Imagine na geração de emprego na rede de abastecimento de veículos, rede hoteleira, rede de distribuição de alimentos instaladas na margem da pista, principalmente em Santa Filomena por ser uma localização central entre as cidades da região, próxima ao estado do Piauí.
Cidades como Santa Filomena e Dormentes cresceriam em um ano, o que levarão 50 anos sem a pavimentação.
ESSAS INFORMAÇÕES EXPLICAM POR QUÊ, A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA PE-630 (DE RAJADA À TRINDADE) É O MAIOR SONHO DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Por Charles Araújo