O São João de Santa Filomena (PE) reviveu a nostalgia de celebrar os festejos juninos com o resgate do Desfile de Quadrilha, evento criado nos tempos em que o lugar era apenas um povoado, mas ficou esquecido há décadas atrás. ‘Arraiá da Filomena 2023’.
O desfile de quadrilha amistoso (sem concurso), ressurgiu da iniciativa privada pela saudosa Socorro, mais conhecida por ´Porém’. Ela realizou o evento durante alguns anos, antes da Pandemia do Coronavírus, ocorrida em 2020, ano em que ela faleceu. O Desfile de Quadrilha da Porém era realizado na Cohab Nova, onde ela morava e sempre aconteceu na noite do dia 29 de junho, que é celebrado o dia de São Pedro e também é a data do aniversário de seu amigo Pedro Gildevan (atualmente prefeito da cidade). Três anos após sua partida, a Prefeitura de Santa Filomena, por meio da Diretoria de Cultura, assumiu a organização e os custos da festa, que foi celebrada na Praça da Matriz, centro da cidade. O evento obteve um excelente resultado.
Logo no início das comemorações, o jornalista Charles Araújo fez a abertura em nome da Prefeitura e Prefeito, com uma frase em homenagem à Porém.
SOCORRO JÁ NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, PORÉM, ELA ESTARÁ SEMPRE PRESENTE EM TODOS OS DIAS 29 DE JUNHO, EM TODOS OS DEFILES DE QUADRILHA DE SANTA FILOMENA E EM TODAS AS HOMENAGENS DE FELIZ ANIVERSÁRIO QUE O POVO DE SANTA FILOMENA FIZER PELO HOMEM PÚBLICO, PEDRO GILDEVAN.
O Arraiá da Filomena 2023 contou com Desfile de Quadrilhas juninas da cidade de Santa Cruz, distrito de Socorro e da sede. Além de apresentações de artistas regionais com a musicalidade raiz do São João, o forró pé-de-serra e uma diversidade de comidas típicas. O evento ocorreu das 19h de sábado (29) às 03h de domingo (30), com presença maciça da população e autoridades locais, que assistiram os espetáculos e dançaram o forró cativante até o horário permitido pela segurança pública do estado. Ao final, o prefeito agradeceu pelo grande sucesso da ação. Veja no vídeo.