Na última sexta-feira (24), alunos e professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas Laudelino Freire Mororó e Herneville Coelho Mororó, em Itacuruba, visitaram o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI). A visita, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Filomena, faz parte do Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA, idealizado pelo estudante de Física Luiz Fernando Castro.
O objetivo da visita foi conhecer as instalações do observatório e aprender sobre o trabalho de pesquisa em astronomia. Os alunos foram recebidos pelas professoras Dra. Daniela Lazzaro e Dra. Teresinha Alvarenga, que apresentaram a estrutura do local, a origem do observatório e as atividades de pesquisa. As professoras também realizaram uma palestra sobre a importância da astronomia para a ciência e para o desenvolvimento local.
Os alunos ficaram impressionados com o telescópio do observatório, que pesa 4 toneladas e custou cerca de R$ 1 milhão. O equipamento é o segundo maior do Brasil e foi produzido na Alemanha, com lentes/espelho produzido na Rússia.
A visita faz parte do projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA, que visa difundir a cultura científica e astronômica nas escolas e na comunidade. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de outros parceiros.
Sobre o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI)
O OASI é um observatório astronômico profissional localizado em Itaparica, Pernambuco. O observatório foi fundado em 2014 e faz parte do Projeto IMPACTON – Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional. O OASI é utilizado para pesquisas em astronomia, incluindo a observação de asteroides, cometas e planetas.
Sobre o Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA
O Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA é um projeto idealizado pelo estudante de Física Luiz Fernando Castro. O projeto visa difundir a cultura científica e astronômica nas escolas e na comunidade de Santa Filomena. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.