DestaquesGaleria VirtualSanta FIlomenaTecnologia

Alunos de Santa Filomena visitam Observatório Astronômico em Itaparica

Alunos de Santa Filomena visitam Observatório Astronômico em Itaparica

Na última sexta-feira (24), alunos e professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas Laudelino Freire Mororó e Herneville Coelho Mororó, em Itacuruba, visitaram o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI). A visita, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Filomena, faz parte do Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA, idealizado pelo estudante de Física Luiz Fernando Castro.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações do observatório e aprender sobre o trabalho de pesquisa em astronomia. Os alunos foram recebidos pelas professoras Dra. Daniela Lazzaro e Dra. Teresinha Alvarenga, que apresentaram a estrutura do local, a origem do observatório e as atividades de pesquisa. As professoras também realizaram uma palestra sobre a importância da astronomia para a ciência e para o desenvolvimento local.

Os alunos ficaram impressionados com o telescópio do observatório, que pesa 4 toneladas e custou cerca de R$ 1 milhão. O equipamento é o segundo maior do Brasil e foi produzido na Alemanha, com lentes/espelho produzido na Rússia.

A visita faz parte do projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA, que visa difundir a cultura científica e astronômica nas escolas e na comunidade. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de outros parceiros.

Sobre o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI)

O OASI é um observatório astronômico profissional localizado em Itaparica, Pernambuco. O observatório foi fundado em 2014 e faz parte do Projeto IMPACTON – Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional. O OASI é utilizado para pesquisas em astronomia, incluindo a observação de asteroides, cometas e planetas.

Sobre o Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA

O Projeto JORNADA DE ASTRONOMIA DE SANTA FILOMENA é um projeto idealizado pelo estudante de Física Luiz Fernando Castro. O projeto visa difundir a cultura científica e astronômica nas escolas e na comunidade de Santa Filomena. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

https://www.instagram.com/reel/C7eFqAmOjbK/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

GALERIA

Filó Notícias by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filonotícias.Net by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário