Santa Filomena-PE, 29 de julho de 2024 – A homenagem à Professora Noélia, realizada após 30 dias de sua partida, foi um momento carregado de emoções e significado para a comunidade de Santa Filomena. O padre Eulices Nobre Lopes celebrou uma Missa em memória dela, reunindo amigos, familiares e autoridades locais no Coreto da Praça da Matriz.
Noélia Almeida Rodrigues, além de sua atuação como pedagoga nos municípios de Ouricuri e Santa Filomena, também ocupou o cargo de secretária municipal de educação durante a gestão do prefeito Gildevan (2013-2016). Seu compromisso social e amor pela comunidade eram evidentes, especialmente em relação aos deficientes físicos e mentais. Ela fundou a Associação das Pessoas com Deficiência e Patologia de Santa Filomena, pioneira na luta pela inclusão no Sertão do Araripe.
A cerimônia de homenagem foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o prefeito, a primeira-dama e vereadores do município. Secretários municipais de diversas pastas, com destaque para a educação, também estiveram presentes, acompanhados de servidores das respectivas áreas. Além disso, familiares da professora, vindos da vizinha cidade de Ouricuri, e amigos de todos os cantos de Santa Filomena se reuniram para prestar suas homenagens.
Além de ser uma excelente educadora, Noélia era como uma mãe para seus alunos e uma irmã para seus amigos. Sempre sensível às dificuldades dos outros, ela aliviava a dor do próximo e muitas vezes colocava suas próprias necessidades em segundo plano. Sua força e positividade a impulsionavam a superar todos os obstáculos, garantindo o sucesso de seus projetos. Noélia tinha um compromisso social profundo, especialmente com as pessoas com deficiência, a quem considerava como seus filhos.
Em um sermão muito motivado e repleto de afeto, o Padre Eulices lamentou em nome de todos a perda precoce da Professora Noélia, que, infelizmente, decidiu antecipar sua partida. O padre enfatizou a importância da fé e da conexão com Deus nesse momento de dor, convidando a todos a buscarem conforto e força espiritual para superar essa perda.
“A professora Noélia era mais do que uma educadora, era uma luz que iluminava a vida de todos à sua volta. Sua paixão pela educação transbordava em cada aula, onde despertava a curiosidade e o amor pelo conhecimento em seus alunos. Noélia não se limitava a ensinar conteúdos, ela ensinava a importância da inclusão, da empatia e do amor ao próximo. Seu legado se estende além das salas de aula, através dos projetos sociais que idealizou e dos corações que tocou. Sua memória continuará a guiar e inspirar, pois seus ensinamentos permanecerão em nossos corações”, palavras de Charles Araújo, amigo de Noélia e editor do Portal de Notícias.