A aprovação do governo do presidente Lula registrou uma queeda após as polêmicas relacionadas às mudanças no Pix. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27), a gestão do petista conta com 47% de aprovação e 49% de reprovação.
Comparando com a pesquisa anterior, realizada em dezembro, a aprovação do presidente caiu cinco pontos percentuais. Por outro lado, a reprovação aumentou de 47% para 49%.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro, com 4.500 entrevistados, e possui uma margem de erro de 1 ponto percentual.
Polêmica do Pix
A pesquisa revelou que 11% dos eleitores consideram as mudanças no Pix como a principal notícia negativa envolvendo o governo Lula.
Para 66% dos entrevistados, o governo errou mais do que acertou ao recuar em relação às medidas de regulação da ferramenta. Em contrapartida, 19% acreditam que a gestão acertou mais do que errou.
Economia
A avaliação do desempenho econômico do Brasil continua negativa. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados acreditam que a economia piorou. A percepção positiva sobre a economia tem diminuído desde outubro, caindo de 33% para 27% em dezembro e atingindo 25% no levantamento mais recente.
Mudança no sistema de validade dos alimentos
Quando questionados sobre as mudanças propostas no sistema de validade dos alimentos, 22% dos entrevistados se declararam a favor, enquanto 63% se posicionaram contra.
Aprovação no Nordeste
O Nordeste, região historicamente favorável ao governo Lula, apresentou a maior queda na avaliação positiva. A aprovação caiu de 48% para 37%.