O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários a disputa de segundo turno das eleições de 2026, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (12), pela Quaest. O instituto não fez simulações de primeiro turno.
Lula venceria a todos com larga vantagem, diz o instituto. Em um improvável embate com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pois ele está inelegível, o atual presidente teria 51% dos votos contra 35%.
Já contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula venceria com 52% contra 26%. Lula também venceria em segundo turno Pablo Marçal (PRTB) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que também foi declarado inelegível nesta quarta (11) por oito anos pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político.
Haddad
A Quaest destaca que, caso Lula não seja candidato, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também venceria Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado em um eventual segundo turno se a eleição fosse hoje.
Grau de conhecimento
O levantamento ainda fez a simulação do grau de conhecimento de cada candidato. Haddad sai na frente. Ele é conhecido por mais de 80%, enquanto Tarcísio é conhecido por apenas 55%. Lula e Bolsonaro são, por razões óbvias, os mais conhecidos. O potencial de voto de Lula chega a 52% e sua rejeição a 45%, enquanto Bolsonaro é rejeitado por 57% e poderia ser votado por 37%.
A Quaest entrevistou presencialmente neste levantamento 8.598 eleitores com 16 anos ou mais do dia 4 até a última segunda-feira (9). A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
Fórum