O PIB de Pernambuco cresceu 4,9% entre os meses de julho e setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A governadora Raquel Lyra destacou o resultado durante o Congresso Estadual de Vereadores(as) e Servidores(as) de Câmaras Municipais e Prefeituras.
A estimativa foi divulgada pela Agência Condepe-Fidem e posiciona Pernambuco rumo ao maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.
Destaques na economia
O setor da Agropecuária foi o grande protagonista desse desempenho, com um crescimento de 11,4%. Em seguida, a Indústria apresentou avanço de 5,3%, enquanto os Serviços cresceram 3,2%. Os dados ressaltam uma retomada econômica consistente, fruto de iniciativas estratégicas implementadas pelo governo estadual.
“Nosso Estado estava estagnado, e o desafio ao chegar ao governo foi retomar o crescimento sem deixar ninguém para trás. Lá vamos nós, passo a passo, recolocando Pernambuco no caminho do desenvolvimento,” destacou Raquel Lyra em sua palestra no congresso.
Investimentos e programas estratégicos
Durante o evento promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), a governadora apresentou dados de seus dois primeiros anos de gestão na palestra intitulada “Avanços e Desafios no Desenvolvimento do Estado de Pernambuco”. Ela ressaltou os resultados de iniciativas como:
- PE na Estrada: melhorias em infraestrutura viária para fomentar a logística e o turismo.
- Águas de Pernambuco: ampliação do acesso à água potável.
- Programa Juntos pela Educação: fortalecimento do ensino público.
- Cuida PE: suporte em assistência social para populações vulneráveis.