PORTO VELHO/RO – A Polícia Federal de Rondônia deflagrou, nesta quinta-feira (5), a Operação ‘SUBMISSION’, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual de menores, incluindo estupro de vulnerável, produção, aquisição, armazenamento e compartilhamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil.
A investigação teve início este ano, após um registro policial feito pelos pais de uma vítima residente no interior de Rondônia. A partir das informações recebidas, a Polícia Federal de Rondônia, em atuação de polícia judiciária, identificou um suspeito residente em Abreu e Lima, Pernambuco, apontado como o responsável pelos crimes investigados.
Durante o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão, foram encontrados materiais contendo cenas de abuso infantil, o que levou à prisão em flagrante do suspeito pela Polícia Federal. No local, foram apreendidos equipamentos de informática e celulares que podem ter sido usados na prática criminosa.
A Polícia Federal destaca que, de acordo com a recente alteração da Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024, o crime de adquirir, possuir ou armazenar material contendo cenas de sexo envolvendo crianças ou adolescentes é considerado hediondo e, portanto, inafiançável.
O Mandado de Busca e Apreensão foi expedido pela Vara Única da Comarca de Nova Brasilândia do Oeste, Rondônia, e cumprido por agentes da Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco.
Com informações da Superintendência Regional de Rondônia – Polícia Federal – Divisão de Comunicação Social