Por Charles Araújo
Eleitores de todo o Brasil, preparem-se: a campanha eleitoral para prefeito, vice-prefeito e vereadores começa nesta sexta-feira, 16 de agosto, com as eleições marcadas para 6 de outubro.
Serão cerca de 50 dias de campanha, durante os quais, em Santa Filomena, 38 candidatos a vereador, três candidatos a prefeito e três a vice-prefeito buscarão o voto dos eleitores por meio dos canais autorizados pela Justiça Eleitoral.
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV será exibida de 30 de agosto a 3 de outubro. Já nos jornais locais as propagandas começam a ser veiculadas na edição do próximo sábado, 17 de agosto.
A internet e as redes sociais devem ser os principais palcos da campanha, mas a Justiça Eleitoral está atenta, com normas rígidas para garantir o respeito entre os candidatos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, com liberdade de manifestação, desde que não ofenda a honra ou a imagem de candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias, nem divulgue informações sabidamente falsas.
A Justiça Eleitoral também reforça a proibição de disseminar fake news, conforme a lei que impede a divulgação de dados falsos, notícias fraudulentas ou informações gravemente descontextualizadas. Qualquer violação dessas regras poderá ser objeto de investigação por abuso de poder.
Espera-se que esta seja uma campanha limpa, esclarecedora e exemplar para todos os candidatos e candidatas. Agir corretamente desde a campanha é um passo crucial para demonstrar aos eleitores o compromisso com a ética e a transparência. Que tenhamos uma boa campanha política em Santa Filomena, elevando a imagem dos políticos locais a um novo patamar, em contraste com a visão negativa que muitos têm da classe política brasileira.