Ideias

MPPE Lança Projeto Brotar para Combater Violência Doméstica e Inclusão no Mercado de Trabalho

MPPE Lança Projeto Brotar para Combater Violência Doméstica e Inclusão no Mercado de TrabalhoMPPE Lança Projeto Brotar para Combater Violência Doméstica e Inclusão no Mercado de Trabalho

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instituiu o Programa Brotar, projeto de assistência e remuneração às mulheres em situação de fragilidade social decorrente de violência doméstica e familiar.

Com o programa, no mínimo 5% das vagas ofertadas pelo MPPE para prestação de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra serão ofertadas para mulheres em condições de fragilidade social e que necessitem de inclusão no mercado de trabalho, para se emanciparem e quebrarem o ciclo de agressões.

As contratações serão preferencialmente destinadas às mulheres vítimas de violência física, moral, patrimonial, psicológica ou sexual, em razão do gênero, no contexto doméstico e familiar, mulheres trans e travestis, assim como mulheres egressas do sistema prisional.

Além disso, candidatas que possuam filhos ou dependentes em idade escolar ou com deficiência, pretas e pardas, observada a proporção deste segmento populacional em Pernambuco, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também terão prioridade na concorrência às vagas.

Nos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados que empregarem menos de 25 trabalhadores ficará a critério da gestão administrativa do MPPE a possibilidade de aplicação do programa para permitir a contratação de, pelo menos, uma prestadora de serviço.

Proteção

O Ministério Público de Pernambuco garantirá o sigilo da situação de vulnerabilidade das trabalhadoras pela empresa contratada e pelo órgão, com cláusula contratual que assegure a proteção de dados pessoais. O MPPE promoverá também ações de conscientização de seu corpo funcional, em especial dos gestores de contratos, para evitar qualquer tipo de discriminação.

Outra medida do MPPE é que as profissionais serão atendidas pelo Grupo de Apoio e Assistência às Membras e Servidoras em situação de Violência Doméstica e Familiar (GAVID) e inseridas no Protocolo Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero no Ministério Público de Pernambuco (PROVID).

Filó Notícias by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filonotícias.Net by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário