O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é a data para refletir e reforçar as conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres. O dia destaca a importância de elas ocuparem todos os espaços da sociedade, incluindo o mundo da literatura e o setor do empreendedorismo.
Usando criatividade, conhecimento técnico e espírito de liderança, as empreendedoras têm transformado a economia e, mais que isso, virando referência de sucesso no setor. Entretanto, para elas, ainda é necessário enfrentar diversas barreiras e preconceitos, incluindo a desconfiança na capacidade de gerir o próprio negócio.
Pensando nisso, separamos 8 livros escritos por mulheres e que têm como foco principal o tema do empreendedorismo no público feminino, mas que permeiam por áreas como ciência, marketing e moda, por exemplo. Veja a lista completa abaixo:
Gerir como cientista

Este livro propõe uma abordagem inovadora, para entender e gerenciar organizações. A autora mostra como princípios científicos podem ser aplicados à gestão, oferecendo insights valiosos para adaptação e prosperidade dos negócios, como autonomia, cooperação, autoorganização e valorização da capacidade reflexiva dos indivíduos. O leitor é convidado a adotar um olhar científico sobre a administração. Com exemplos práticos e uma base teórica sólida, é uma leitura essencial para gestores que buscam gerar organizações adaptativas capazes de prosperar em um mundo de grandes transformações.
(Autoria: Marcia Esteves Agostinho | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)
O Livro Secreto do Escritor

Prepare-se para ir muito além de contar histórias, seja um novato ansioso para dar os primeiros passos na carreira ou um veterano em busca de novas estratégias. você será convidado a mergulhar nos bastidores da literatura ao marketing digital; fazer exercícios para traçar sua personalidade na escrita e marca pessoal; entender como funciona a lista dos mais vendidos; todas as etapas da produção de um livro, leitura crítica, direito autoral, caminhos da publicação e como distribuir e divulgar o livro no Brasil e no exterior.
(Autoria: Lilian Cardoso | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)
A Tecla SAP do Marketês

Na área do marketing, apertar a tecla SAP e traduzir a linguagem técnica para o bom e eficiente português é fundamental para estreitar a relação com seu cliente e garantir resultados efetivos. A proposta deste livro é exatamente essa: desmistificar a linguagem do marketês. É tornar algo tão determinante para o sucesso dos negócios não em um simples ponto de vista técnico, mas algo incompreensível para os clientes.
(Autoria: Carolina Fernandes | Editora: DVS | Onde encontrar: Amazon)
A vida que não postamos – Mônica Salgado

Escrito pela influenciadora, empresária e jornalista Mônica Salgado, este livro não é mais uma autoajuda tradicional. Com autenticidade e sem filtros, a autora convida o leitor a abraçar suas imperfeições e refletir sobre a vida real – aquela que não é postada. Longe da perfeição irreal das redes, ela desafia a hipocrisia e celebra a humanidade em sua forma mais crua.
(Autoria: Mônica Salgado | Editora: Edipro | Onde encontrar: Amazon)
Tostão Furado: do zero à liberdade financeira

A especialista em educação financeira, Mari Ferreira, compartilha lições sobre dinheiro, autoconhecimento e psicologia comportamental para ajudar mulheres que desejam conquistar independência financeira. A autora oferece exercícios práticos e insights de psicologia econômica para ajudar as leitoras a dominar as próprias finanças, planejar os objetivos e alcançar a tão sonhada organização monetária.
(Autoria: Mari Ferreira | Editora: Latitude | Onde encontrar: Amazon)
Do sertão a Hollywood

Foram múltiplas as encarnações da alagoana Martha Medeiros até se tornar uma estilista reconhecida por inserir a renda na alta moda do Brasil. Antes de ganhar o mundo pelas criações desfiladas no tapete vermelho por estrelas como Sofía Vergara, Beyoncé, Ivete Sangalo e Xuxa, ela foi vendedora de artesanato, sacoleira, bancária e muambeira. Uma história de empreendedorismo, inclusão social e glamour tecida pelas mãos calejadas de rendeiras e de uma estilista que criou uma marca genuinamente brasileira e internacional.
(Autoria: Eliane Trindade | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)
Liderando o Futuro

O maior desafio para qualquer profissional ou organização hoje é manter a relevância no mercado, de forma a conseguir, ao mesmo tempo, atuar no presente e estar bem-posicionado para o futuro. E isso é justamente o objetivo deste livro: ajudar a desenvolver e articular visão, estratégias e habilidades – tanto para carreiras individuais quanto para organizações – não apenas para enfrentar, mas também, e principalmente, liderar o que vem pela frente.
(Autoria: Martha Gabriel | Editora: DVS | Onde encontrar: Amazon)
Bastidores

Escritora, publicitária, produtora cultural e empreendedora, Analice Malheiros retrata dilemas e dificuldades enfrentados por mulheres em início de carreira no livro Bastidores. A obra conta a história de Lua, uma jovem recém-formada que lida com frustrações na profissão, síndrome da impostora, aumento de responsabilidades e crises financeiras. Quando tem a oportunidade de mudar de caminho, precisará se questionar sobre suas motivações no trabalho e a importância de ressignificar a ideia de sucesso.
(Autoria: Analice Malheiros | Editora: Perensin | Onde encontrar: Amazon)
Furei a Bolha

Este é um convite para todos que se sentem aprisionados pelos limites impostos pela sociedade, independentemente de sua origem. Thaís Borges narra sua jornada como uma mulher preta, nascida na periferia, que desafiou as expectativas e superou obstáculos aparentemente intransponíveis. Seja na luta contra o preconceito, nas batalhas internas de aceitação ou na ascensão no mundo dos negócios, Thaís revela que furar a bolha é possível para todos que conseguirem mudar sua programação mental e acreditar em seu próprio potencial.
(Autoria: Thaís Borges | Editora: Trend | Onde encontrar: Amazon)