A 1ª edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol chegou ao fim neste domingo (13), consagrando duas equipes do Sertão pernambucano como campeãs.
As finais aconteceram na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, após uma competição que começou em 21 de setembro, envolvendo 22 equipes masculinas e 4 femininas de diversas comunidades quilombolas.
O torneio foi organizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes, e reuniu 26 equipes de 22 municípios do Estado, promovendo integração e visibilidade para essas comunidades.
“Essa é uma ação importante e representativa, sobretudo, com a força quilombola, porque os desafios pedagógicos são muitos, mas é importante pensar como é que a gente, no campo dos esportes, promove a inserção das comunidades historicamente esquecidas”, ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
“É importante esse momento de luta e de reafirmar que essas comunidades precisam ocupar todos os espaços”, completou.
Com uma atuação brilhante, Conceição das Crioulas venceu por 3 a 0, com dois gols marcados por Dandara Mendes, que celebrou a conquista.
“Essa vitória representa o primeiro passo de um sonho. Eu, hoje com 23 anos, achava que nunca ia alcançar uma vitória ou ia chegar a competir em um estádio como esse”, celebrou Dandara Mendes, autora de dois gols na final.
No torneio masculino, a equipe de Buenos Aires, de Custódia, também no Sertão, enfrentou São Lourenço, de Goiana, Zona da Mata.
Em um jogo emocionante e equilibrado, Buenos Aires venceu por 1 a 0, com um gol decisivo de Marcos Leandro.
“Jogar em uma arena da Copa do Mundo como essa era o sonho de muitos, e hoje realizamos esse desejo”, afirmou o autor do gol do título.
“Estamos extremamente felizes com a vitória e orgulhosos por representar bem Pernambuco no Rio de Janeiro. Agora, vamos com tudo em busca da conquista no campeonato nacional”, completou Marcos Leandro.
Os campeões das categorias masculina e feminina representarão Pernambuco na 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 15 de dezembro.
O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o impacto social do torneio.
“Este campeonato representa um marco significativo para o desenvolvimento do esporte, ampliando o acesso e promovendo a inclusão das comunidades quilombolas”, disse.
“Não se trata apenas de talento esportivo, mas também do esporte como ferramenta de transformação social, quebrando barreiras e criando oportunidades para grupos que enfrentam desafios de acesso”, finalizou.
Fonte: UOL